COMO USAR: KIMONO
A palavra kimono significa “coisa de se vestir” e é parte da vida e da cultura dos japoneses há mais de 2 mil anos. Na verdade, ele compõe várias peças que formam um conjunto típico, mas também é o sinônimo da peça principal que, no Japão, é chamada de kosode, e não kimono.
Esse significado que conhecemos de kimono (ou quimono) vem lá do século XVI, quando os navegadores ocidentais atracavam no arquipélago. Nos primeiros contatos, sem conhecer a língua e com muitas mímicas, os estrangeiros queriam saber o nome da roupa que os japoneses usavam, eles então logo respondiam: kimono. É como se alguém perguntasse“Como é o nome da sua roupa?” e os japoneses respondessem “Roupa”. (Leia mais sobre o assunto!)
O kimono foi um dos focos de interesse das madames ricas no início do século XX por conta do estilista Paul Poiret, que modificou alguns trajes típicos orientais para propor uma nova moda. Ele fez releituras de kimonos, além de importar os tecidos do Oriente – isso na década de 1910. Outra aparição bastante importante da peça na moda ocidental foi nas décadas de 1960/1970 com os hippies. Eles sempre buscavam inspirações exóticas para compor suas roupas. Pegavam elementos da cultura indígena e da cultura oriental e interpretavam da sua maneira.
Hoje, o kimono também está presente na moda, principalmente na próxima estação. Ele pode substituir um cardigã ou umcasaquinho mais leve. Uma boa opção para mudar a equação camiseta + calça + cardigã, né? É uma terceira peça que dá umcharme todo especial à produção. Os meus preferidos são aqueles de tecidos fluidos, tipo seda e chiffon. Têm um caimento lindo e, além de esvoaçantes, são femininos! As mangas são bem largas e, alguns, são compridos até o chão. Por isso, procure peças mais ajustadas ao corpo para complementar. Deixe o kimono ser mais longo que a roupa para um look bem estiloso! Ele combina muito bem também com shorts e calças jeans, já que tira um pouco o ar de descontração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário