COMO USAR: ESPECIAL CALÇAS JEANS
O denim, matéria-prima do jeans, começou a ser fabricado em Nîmes, na França, em meados do século XIX. O tecido ganhou esse nome por ser de Nimes e era usado principalmente por marinheiros. Tempo depois, Levi Strauss confecciona um modelo de calça resistente, com base no denim, com reforço nos seus bolsos e costuras, para os mineiros que precisavam de calças duradouras e fortes. Mas foi no século XX que ela foi se popularizando no mundo.
Em filmes como os de faroeste antigo, o jeans começou a ser conhecido por causa do uso da calça pelos cowboys. Na época de Rebelde sem Causa, de James Dean, a juventude via o denim como uma rebelião contra os parâmetros sociais. A partir dos anos 60 e 70, o tecido começou a ser customizado, com lavagens tipo tie-dye, e usado com pesados sapatos de plataforma. Nesse período, Calvin Klein inovou sendo o primeiro estilista a colocar uma calça jeans na passarela. Dos anos 80 em diante, apareceram mais designers de moda famosos para popularizar essa peça tão versátil, como Gucci. Jeans largo, jeans justo, jeans com lavagem diferente… De operários a fashionistas usam jeans, isso mostra a preferência incrível das mais diversas pessoas pela peça.
Imagem do seriado Barrados no Baile
Com tanta história para contar, o jeans se modifica muito através do tempo, mas sempre está lá. São tantos tipos de calça que até desconhecemos as mais diversas nomenclaturas que elas têm. Para isso, fiz um mini-guia dos jeans mais usados hoje em dia e como adaptá-los ao seu corpo.
Onde Comprar: hoje podemos ver as mais diversas lojas vendendo as benditas calças jeans de todo o dia. C&A e Zara, e nunca me arrependi. Como uso todo dia, elas têm que ser mais baratinhas, senão gasto horrores e estrago fácil. Mas tem gente que detesta as calças jeans de lá, por isso existem marcas ótimas como Taco, Calvin Klein, Colcci, Patogê, Diesel, Forum e, é claro, a própria Levi’s. Para quem tem sorte, dá pra encontrar tudo quanto é tipo de calça jeans diferente indo na The Jeans Boutique!
1. Calça jeans Skinny
A skinny se caracteriza por ser justa da cintura até os pés. Muitas dessas calças possuem elastano, um material que se adapta mais facilmente ao corpo para dar mais conforto. Para usá-la, melhor com camisetas mais compridas, combinadas com um cinto tanto mais embaixo quanto no alto da cintura. Camisetas e blusas mais largas na parte de cima equilibram a silhueta mais justa da parte de baixo. Sapatilhas ficam fofas e botas podem ser usadas por cima da calça, que mais parece uma legging. Uma lavagem mais clara nas coxas ajuda a engrossá-las.
2. Calça jeans Reta
Esse tipo de calça favorece todos os tipos de corpo, porque alonga a silhueta sem marcar muito. Ela vai reta do joelho até o pé. Sem contar que as calças que têm uma lavagem mais escura são ótimas para trabalhar. Para ambientes que exigem mais, a calça pode ser combinada com uma camisa mais justa e cardigã. Ela combina com todos os sapatos, então, você está livre para tentar.
3. Calça jeans Boca larga
Boca larga, pantalona ou flare, fez muito sucesso nos anos 70 e promete voltar agora no verão. Ela começa mais estreita em cima e vai ficando mais ampla. Como a pegada étnica é bem forte no modelo, você pode encarar de vez o clima ou simplesmente fugir. Nas fotos abaixo vemos duas que encararam um estilo mais folk, aliando blusas mais larguinhas, tiaras, franjas e acessórios de madeira. Já na do meio, o look é mais profissional com um blazer preto básico, renda e carteira de mão. Com a calça, um sapato mais pesado é indicado. As mulheres mais baixas apenas devem evitar as cores mais claras e as pernas amplas demais.
4. Calça jeans Bootcut
Esse estilo de calça está entre a reta e a boca larga. Bootcut é justa na coxa um pouco mais larga depois dos joelhos justamente para dar espaço para as botas ficarem para dentro da calça. Com ela dá para usar camisetas mais compridinhas e larguinhas, mas com sapatos fechados ou pesados.
5. Calça jeans Baggy
Baggy é quase o estilo de calça sarouel. Aumenta os quadris por causa do volume e porque afunila nas pernas. Ela pode ser usada com peças mais sequinhas na parte de cima e com vários tipos de sapato, menos botas. Quem quer aumentar os quadris pode investir no modelo. Quem quer disfarçar deve tomar um pouco de cuidado e preferir as lavagens mais escuras, que disfarçam.
6. Calça jeans Boyfriend
A boyfriend já virou item do nosso guarda-roupa há um tempão. Pode ir do chique ao casual só por uma escolha de acessórios, bolsa e sapato. Como a calça já é bem masculina, as recomendações são sempre na intenção de feminilizar a roupa colocando blusas mais justinhas, casacos mais estruturados, cintos para marcar e saltos altos. No dia a dia, a calça também fica linda com uma sapatilha.
7. Calça jeans de Cintura alta
É preciso um pouco de cuidado com a calça jeans de cintura alta. As medidas do seu corpo devem ser proporcionais, já que ela chama atenção para os quadris e seios. Valoriza principalmente as mais baixinhas, pois dá a ilusão de que as pernas são mais compridas. Se a calça é mais justa, a parte de cima pode ser mais larguinha. Se a calça é mais ampla, o legal é combinar com camisetas seguinhas e casacos estruturados.
annabel + anna-maria + megan
Nenhum comentário:
Postar um comentário